sexta-feira, 18 de junho de 2010

Anabela Joana - Gata Valquiria

Nome: Anabela Joana

Profissão: Aprendiz de artesã

Cidade onde moras: Rio de Mouro

Blog: http://gatavalquiria.blogspot.com/

Flickr: http://www.flickr.com/photos/anabela_joana/


" A Anabela é uma "menina" super doce que vive no meio do Arco-Íris. É extremamente dedicada e meiga colocando-nos muito à vontade.
 As suas peças coloridas, irradiam alegria, magia e muita ternura. A conjugação de cores e detalhes fazem com que o seu trabalho tenha uma imagem muito própria.
Um beijo doce para ti e Muito Obrigada por este bocadinho..."


1. Um pouquinho sobre ti…
Tenho 42 anos, sou Balança , licenciei-me em Comunicação Social e já fiz mil coisas nesta vida. Mas a paixão pela criação esteve sempre presente, adoro pintar e desenhar, o cheiro das tintas preenche-me a alma. A descoberta deste mundo do craft tem poucos anos e adoro estar sempre a aprender e a descobrir novas técnicas e acima de tudo a reciclar. Sou uma pessoa muito grata a Deus por tudo quanto a vida me tem proporcionado e por me dar a oportunidade de poder fazer o que tanto gosto. E todos os dias agradeço os momentos felizes.

2. Se tivesse que pintar o Mundo de uma cor, qual seria?
A Mãe Natureza é perfeita e sábia, daí ela ter dado ter estas cores maravilhosas ao Mundo. Pintá-lo de uma só cor seria uma maldade, não é? Muito embora seja fã de verde e de azul, de laranja e lilás, de vermelho e rosa, de branco e preto, de castanho e púpura, é melhor deixá-lo como está!

3. Como Passas o teu tempo quando não estas a criar.
Gosto muito de cinema, de passear por Sintra, ir até á serra ou pasear na região saloia. Gosto de viajar por este nosso país (ainda) com locais tão belos… Gosto de jogar Farmville (que vício danado!) e passo também um bom tempo na net, não tenho como escapar! Ah…e ler, sempre!

4. As tuas criações são um Hobbie?
Sim, um hobbie a tempo inteiro.

5. Chega-te á frente com 3 palavras que definam o teu trabalho.
Cor. Amor. Alegria

6. Diz-me o que é para ti esta rede dos crafts.
O Flickr, que descobri por acaso, permitiu-me encontrar pessoas absolutamente extraordinárias, umas por são artistas fantásticos, outras porque são seres humanos maravilhosos ou ambas as coisas. E com elas muito aprendi e cresci ao longo destes dois anos. Umas pessoas passaram na minha vida ao de leve, outras estão sempre presentes e fazem parte da minha vida. E continua a ser sempre maravilhosa a descoberta de novos artesãos e dos seus fantásticos trabalhos!

7. Criar porquê?
Porque já não consigo viver sem sonhar, sem juntar as pecinhas e ver surgir algo de novo, sem a cor das lãs e das linhas, sem a satisfação de ver algo de belo sair-me das mãos, sem a alegria de me ter superado, sem o carinho que recebo quando crio algo que agrada aos demais…Porque criar é dar algo de nós aos outros…

8. O teu trabalho é para quem?
Para gente feliz que consegue sentir o amor que coloco no trabalho que faço. Para gente menos feliz mas que sente a boa energia que transmito. Para todos os que gostam de cor. Para os que gostam da vida.

9. Como é que fazes nascer um projecto?
Tem dias…Às vezes as ideias surgem por acaso, outras vejo algo que me inspira, ou sonho com uma peça, ou vejo uma coisa que meto na cabeça que tenho que a aproveitar… Ou porque é um dia especial e quero fazer algo relacionado com o dia, ou porque a cliente tem algo que a caracteriza… Ou porque vou juntando material que às vezes está posto de lado à espera de uma futura utilização e algo surge… Ou porque é o material que tenho na altura para trabalhar… Ou porque fiz um desenho de algo…Tem dias!

10. Com que materiais te sentes em casa?
Tecidinhos , lãs, linhas, contas, rendas, arames, botões, tecidos para reciclar, tesouras, alicates, agulhas…

11. Quais são os teus spots de venda?
Não tenho! Vou recebendo os pedidos pela net de pessoas que vão conhecendo o meu trabalho.

12. Qual é o teu cantinho caseiro de trabalho?
Na sala, na cozinha…há caixinhas e cestas espalhadas por toda a casa!

13. E para amanhã, o que ten aí escondido?
Hum….os desafios do momento são um colar com o santo António e outro para uma menina que é professora de Geografia, mas o que eu gosto mesmo é de inventar o que ainda não me passou pela ideia, por isso, logo se vê!


"Eu hei-de esculpir o futuro ao jeito do criador que extrai a obra de

mármore a golpes de cinzel. E caem uma a uma as escamas que escondiam

o rosto do deus. E os outros dirão: Este mármore continha este deus.

Ele o que fez foi encontrá-lo. E o gesto dele não passava de um meio.

Mas eu cá digo que ele não calculava, ele forjava a pedra. O sorriso

do rosto está muito longe de ser feito de suor, de faíscas, de golpes

de cinzel e de mármore. O sorriso não é da pedra, mas sim do criador.

Liberta o homem, e ele criará. "



Antoine de Saint-Exupéry, in "Cidadela"



2 comentários:

  1. MInha querida Ângela, mil obrigadas pelo teu enorme carinho, pela enorme ternura que colocas nas concepção gráfica das tuas entrevistas, por este espaço de divulgação de talentos e acima de tudo por seres o amor de menina que és. Bem haja por tudo!
    Beijosssss!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ângela muitos parabéns pela iniciativa, espero que tenhas muito sucesso.
    Espero que não haja problemas mas já fiz a divulgação no meu blog.
    Beijinhos
    A.

    ResponderExcluir